Vale Transporte em Dinheiro

O vale transporte é dado pela a empresa para seu funcionário se locomover de casa para o trabalho como do trabalho para a casa, o cartão vale transporte foi um meio que a empresa encontrou para não haver o extravio deste dinheiro dado pela empresa. A 1º Seção do Superior Tribunal de Justiça entende-se que não sofre incidência da contribuição previdenciária, por unanimidade os ministros adotaram este método, que desde 2010 considera essas verbas indenizatórias.

vale transporte dinheiro %

Até então os valores pagos habitualmente em espécie eram considerados verba salarial complementar, sofriam tanto a retenção quanto a incidência referente à contribuição devida pela empresa, calculada pela folha de pagamento. Pelo que se entende isto não é mais aceito de acordo com a lei.

Só é aceito vale transporte em dinheiro na hipótese de insuficiência ou falta no estoque de vale transporte necessário ao atendimento da demanda, quando então o beneficiário será ressarcido pelo empregador da parcela correspondente na folha de pagamento, caso tenho efetuado por conta própria a despesa para o devido deslocamento.

A Secretaria da Inspeção do Trabalho entende-se que quando o vale transporte é pago em dinheiro integra a remuneração para todos os efeitos legais. Nas reclamações trabalhistas diante diversos trabalhadores que adquiriam este beneficio, eram julgados com os consequentes reflexos em outras verbas.

O uso do cartão é mais rápido, prático, mais seguro, pois facilita para o cobrador por não possuir troco, a espera de pé na fila é menor, pois a passagem na catraca acaba sendo mais rápida, mais o pagamento de sua passagem de uso pessoal pode ser paga em dinheiro de espécie nos ônibus.